Nos próximos três anos, um aumento no número de leitos do Sistema Único de Saúde (SUS) poderá dar fôlego para o atendimento de saúde na Capital. O anúncio das novas vagas deverá ser feito na sexta-feira pela prefeitura, durante a visita do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, a Porto Alegre.
Até a Copa do Mundo de 2014, a cidade poderá contar com mais de mil novos leitos para o SUS. Desde o início do ano, a Secretaria Municipal da Saúde trabalha em um projeto de ampliação do setor, que sofre com a superlotação, especialmente das emergências.
Na metade de 2011, portarias do Ministério da Saúde impulsionaram o projeto ao prever o financiamento desses leitos, destacou o secretário adjunto da Saúde da Capital, Marcelo Bósio. Os locais que receberão as novas vagas ainda não estão definidos.
O assunto será debatido nesta quinta-feira, em uma reunião técnica com o ministério. Amanhã, poderá ser divulgado um cronograma de implantação. O secretário adjunto confirma que há espaço físico para a ampliação de vagas do SUS:
O Sindicato Médico do RS (Simers) considera a pressão da Copa do Mundo como um combustível do projeto.
Uma pesquisa do comitê da Fifa apontou que Porto Alegre precisaria de pelo menos mais 1,4 mil leitos, incluindo UTIs. Esses mil leitos com certeza têm de ser saudados disse Clarissa Bassin, diretora do Simers.
Postado por WM Internet
as 08:52
e tem
0 comentarios >
Postar um comentário
Voltar ao blog