ff

PortoAlegre.Net - blog@portoalegre.net
sábado, 30 de março de 2013
Prefeito de Guaíba realiza parto de secretária municipal em ambulância, na BR-116

Cláudia Jardim sentiu contratações quando estava em evento e um dos gêmeos nasceu a caminho do hospital, em Porto Alegre
 
Durante a preparação para o discurso em um evento alusivo ao Dia Mundial da Água, o prefeito e a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Guaíba, na Região Metropolitana, foram surpreendidos pela pressa de dois meninos querendo vir ao mundo.
 
Grávida de gêmeos, Cláudia Pelegrino Jardim, 31 anos, começou a sentir as dores do parto cerca de meia hora antes de abrir a cerimônia. João Pedro, um dos bebês, acabou nascendo em uma ambulância na BR-116, com a ajuda do cirurgião-geral e chefe do Executivo, Henrique Tavares, 56 anos.
 
A previsão era de que o parto ocorresse daqui um mês e meio, mas os gêmeos João Pedro e Eduardo não aguentaram esperar e chegaram no final da tarde do sábado passado. Apesar da saída às pressas do evento no Parque da Juventude, às margens do Guaíba, Cláudia pretendia ir até o Hospital Mãe de Deus, na Capital, onde uma equipe e o obstetra esperavam após serem avisados por telefone. Mas, por decisão do prefeito, o trajeto foi encurtado até a Santa Casa de Misericórdia.
 
— Tenho alguma experiência na área e vi que ela estava em trabalho de parto. Coloquei a Cláudia em uma ambulância do município que estava no local e liguei para o obstetra dela, que me orientou a levá-la até o Mãe de Deus. No meio do caminho, ela ganhou o nenê. Como nasceu na estrada, pedi para o motorista ir para a Santa Casa, que era mais próxima. Cerca de cinco minutos depois que entramos, nasceu o outro. Atender um tudo bem, mas dois seria complicado — relembra, com bom humor, Tavares.
 
Mãe de outros dois meninos, a secretária municipal ficou nervosa com a situação, pois a gravidez era considerada de risco. Mesmo com a correria mais do que inesperada, Cláudia vê vantagens por tudo ter ocorrido naquele momento.
 
— Dentro da situação, eu comecei a ficar tranquila quando pensei que, se estivesse em casa, meu marido ia me levar até Porto Alegre, de carro. Por mais inusitada que fosse a situação, eles nasceram com mais segurança por estar em uma ambulância e com um médico. Naquele momento, não era o prefeito e uma secretária, era um médico, uma paciente, uma vida chegando e uma segunda que estava vindo — conta Cláudia.
 
Internados na UTI neonatal, os gêmeos não têm previsão de alta, segundo informações da assessoria de imprensa da Santa Casa. Cláudia, que recebeu alta na terça-feira, diz que eles estão bem, mas ainda precisam ganhar peso.
 
Maternidade em Guaíba deve ser aberta até a metade deste ano
 
Sem maternidade pública desde 2009, a cidade de Guaíba deve receber uma até metade deste ano. Essa é a promessa e a vontade do prefeito, Henrique Tavares. Fechada pela Justiça por problemas de gestão do Hospital Nossa Senhora do Livramento, a estrutura terá um novo espaço, na Rua São Paulo. No local, deve funcionar também um bloco cirúrgico.
 
Uma parceria com um sistema de saúde privado deve garantir o funcionamento ainda neste ano. Enquanto isso, Tavares diz que o município encaminha a realização dos partos para o Hospital Fêmina, do Grupo Hospitalar Conceição, na Capital.
 
Guaíba tem maternidade em hospital privado que, segundo a secretária Cláudia Pelegrino Jardim, não tem UTI neonatal, necessária para os gêmeos que nasceram prematuros.
 
Fonte Zero Hora

Postado por WM Internet as 05:03 e tem 0 comentarios
0 Comments:

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

 

?timos Posts

Homenagem a Porto Alegre
Apostador de Viamão ganha R$ 1,7 milhão na Quina
Polêmica dos cortes de árvores será retomada nesta...
Manifestantes se reúnem contra cortes de árvores e...
Semana de Porto Alegre terá mais de 50 atrações gr...
Asfalto gaúcho - rabeira do atraso
Rio Grande do Sul é lanterna em rodovias asfaltada...
Bebê sobrevive após ser jogado da janela do segund...
As ruas da sua cidade são "caminháveis"?
Taxista morre afogado na Avenida Voluntários da Pá...

Arquivos

Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013 Junho 2013 Julho 2013 Agosto 2013 Setembro 2013 Outubro 2013 Novembro 2013 Dezembro 2013 Janeiro 2014 Março 2014 Abril 2014 Agosto 2014 Novembro 2014 Agosto 2015 Outubro 2015

 

 

 

WM INTERNET