sexta-feira, 14 de junho de 2013
A voz rouca das ruas
|
As manifestações contra os aumentos das passagens de ônibus espalharam-se pelo país. Está repercutindo muito, inclusive na mídia mundial. A forma agressiva como a polícia vem agindo em diversos estados usando balas de borracha e bomba de gás vem recebendo muitas críticas na mídia. As manifestações foram em diversas capitais: Porto Alegre, São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus, etc.
O repórter de Carta Capital Piero Locatelli foi detido ontem . Ele narra sua prisão por "porte de vinagre", revela a violência contras pessoas detidas e lamenta que não-jornalistas não tiveram a mesma sorte e seguiram presos. Os estudantes usam o vinagre para diminuir os efeitos do gás lacrimogênio. Veja aqui a História do Vinagre.
Há muitos anos não vemos a população com coragem para sair às ruas e se manifestar. A volta da inflação, a falta de perspectiva entre os jovens e a inércia dos governos, assuntos amplamente discutidos virtualmente nas redes sociais, criaram as condições propícias para os protestos na vida real que estamos vendo.
É fácil dizer que o povo é 'acomodado' e se sai às ruas é 'baderneiro'. Temos que ir além dos rótulos e ouvir a "voz rouca das ruas" como dizia Ulisses Guimarães.
Os governantes brasileiros deveriam dar mais atenção ao transporte público, pois o usuário geralmente tem péssimos serviços. Não é uma regra, mas se paga muito por um serviço ruim. Há que se achar uma solução, seja aumentando o número de pagantes (por que benefícios e isenções?), seja diminuindo os tributos na cadeia de transporte público.
Parece claro que empurrar para o usuário do transporte coletivo a solução não funciona mais. O clima que se instalou depois dessas manifestações não convida para o diálogo, mas todos devemos ser parte da solução.
Postado por WM Internet
as 11:54
e tem
0 comentarios >
|
|
Postar um comentário
Voltar ao blog