ff

PortoAlegre.Net - blog@portoalegre.net
segunda-feira, 10 de junho de 2013
Doença prejudica jacarandás na Capital

Problema ocorre em árvores no canteiro da Osvaldo Aranha, onde são monitoradas
 
No canteiro, há troncos e galhos secos. A poucos metros, na calçada, outras árvores estão verdes e, ao menos aparentemente, saudáveis. Esse contraste - verificado no corredor de ônibus da Avenida Osvaldo Aranha, na altura do Instituto de Educação, na Capital - causou estranheza e ganhou repercussão na internet. Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), uma doença vem atingindo as plantas nos últimos anos.
 
Uma série de 26 fotos mostrando o estado dos jacarandás dos canteiros centrais da Osvaldo Aranha, publicada pelo arquiteto e paisagista Luiz Pinheiro em sua página no Facebook na última quinta-feira, disseminou-se no meio virtual. Até o domingo, as imagens tinham sido compartilhadas por mais de 1,4 mil pessoas.
 
Proprietário de uma floricultura na Zona Sul, Pinheiro fotografou a rua alertado por pessoas conhecidas que haviam passado pela região.
 
- Os jacarandás do canteiro naquela região estão todos secos, e os da calçada estão vivos. Na altura da Lancheria do Parque, por exemplo, estão todos vivos também - comenta Pinheiro, para quem as obras no corredor de ônibus seriam a provável causa do fenômeno.
 
A bióloga Regina Patrocínio, gerente da Zonal Centro da Smam, diz que aquelas árvores vêm sendo monitoradas nos últimos dois anos. As plantas seriam vítimas de uma doença ainda em estudo, verificada também em jacarandás de outros pontos da cidade, como a Avenida Praia de Belas e a Rua Felipe Camarão.
 
Em torno de 80 árvores dos canteiros da Osvaldo Aranha foram removidas em função desse caso, e mais unidades serão retiradas, para posterior replantio, ainda este ano.
 
- Antes da obra (do corredor de ônibus), isso já estava acontecendo - destaca Regina. - Também se constatou que o solo dali é muito arenoso, e com isso as árvores não conseguem absorver toda a água de que necessitam.
 
Um outro fator que pode ter contribuído para secar os jacarandás é a poluição do ar. O biólogo Albano Schwarzbold, professor aposentado do Departamento de Ecologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diz que vem observando uma mortandade gradual nas árvores daquela região nos últimos anos - e acredita que o ar poluído é a principal causa desse fenômeno.
 
- Não se pode dizer que as árvores das fotos estejam mortas ou não, mas estão definhando - diz Schwarzbold. - Também teria de ser verificado, mas é possível que o serviço no corredor de ônibus, que envolveu escavações, tenha eliminado parte das raízes daquelas árvores.
 
O contraste com a vegetação da calçada também se explicaria, segundo Schwarzbold, pelo fato de ali estarem árvores de outras espécies, além dos jacarandás. As palmeiras do canteiro central, por exemplo, estão junto aos jacarandás secos, mas teriam uma resistência maior.
 
- As palmeiras são mais tolerantes à poluição. E têm raízes em forma de tufos, mais concentradas, então ficariam menos prejudicadas - diz o biólogo.

Postado por WM Internet as 11:23 e tem 0 comentarios
0 Comments:

Postar um comentário

Voltar ao blog



Posts mais recentes Posts mais antigos

 
Google
 

 

?timos Posts

Após retirada de manifestantes, prefeitura corta á...
Evite feriado com multa
Após retirada de manifestantes, prefeitura corta á...
Trem é meia hora mais rápido que carro no trecho e...
Cadela ferida no pescoço em Porto Alegre causa com...
Vale mais a pena ter carro ou andar de táxi?
Dia da Liberdade de Impostos no RS terá venda de g...
Prefeitura de Porto Alegre desenvolve estudo para ...
E-commerce tem novas regras a partir desta terça-f...
Porto Alegre recebe três novas estações do BikePoa...

Arquivos

Maio 2011 Junho 2011 Julho 2011 Agosto 2011 Setembro 2011 Outubro 2011 Novembro 2011 Dezembro 2011 Janeiro 2012 Fevereiro 2012 Março 2012 Abril 2012 Maio 2012 Junho 2012 Julho 2012 Agosto 2012 Setembro 2012 Dezembro 2012 Janeiro 2013 Fevereiro 2013 Março 2013 Abril 2013 Maio 2013 Junho 2013 Julho 2013 Agosto 2013 Setembro 2013 Outubro 2013 Novembro 2013 Dezembro 2013 Janeiro 2014 Março 2014 Abril 2014 Agosto 2014 Novembro 2014 Agosto 2015 Outubro 2015

 

 

 

WM INTERNET